17 de mai. de 2006

Está aí um exemplo, o projeto do 1° semestre de 2005, bem resumido mas que engloba tudo o que é importante. Só para vcs terem uma idéia melhor desse assunto...
Semestre pessado, o subtema Microgravidade foi substituído por Desnutrição! Fica a critério do grupo...

Rafaella

Bioquímica dos Extremos
Este projeto baseia-se na pesquisa dos extremos aos quais o corpo humano é submetido, trabalhando do ponto de vista bioquímico e biofísico os seguintes subtemas: grandes altitudes; mergulho prolongado e/ou profundo; baixa gravidade; alta e baixa temperatura.
O grupo abordará o subtema "grandes altitudes" dando enfoque à caracterização e conseqüências a curto e longo prazo, os estágios fisiológicos e patológicos quando o organismo atinge ou ultrapassa o limite da compensação fisiológica, chegando assim à hipoxia.
No segundo subtema, "mergulho prolongado e/ou profundo", discutiremos as conseqüências do aumento de pressão parcial dos gases nas condições citadas, assim como narcose por nitrogênio, doenças descompressivas, barotraumas e os riscos dessa prática.
No subtema seguinte pretendemos debater os efeitos da baixa gravidade sobre os sistemas do corpo humano como, por exemplo, o enfraquecimento dos sistemas muscular e esquelético, e a utilização de estudos sobre esses efeitos em beneficio à saúde humana.
O último subtema tratará das definições, manifestações clínicas, investigações relevantes e tratamentos dos extremos de temperaturas corpóreas, isto é, da hipotermia e hipertermia.
Analisando esse trabalho e seus subtemas o grupo esclarecerá como os extremos atuam na homeostase humana tanto positivamente quanto negativamente.

Nenhum comentário: