13 de abr. de 2009

Um resumo, um artigo

Coluna do Estevão

Na última reunião de Tópicos (que contou com uma equipe ligeiramente desfalcada, devido ao feriado iminente), discutiu-se não propriamente um artigo, mas sim um resumo. O que não tornou a reunião menos importante: embora menor, há muito o que se aprender no resumo de um artigo.
.
Os resumos estão presentes em todos os artigos. No entanto, esses resumos apresentam grau variado de qualidade, havendo resumos excelentes, e resumos que deixam muito a desejar. Um resumo deve conter as idéias principais de um artigo, desde sua pergunta motivadora até suas conclusões, passando, é claro, pelos métodos utilizados. Isso pode não ser nada fácil: em um texto pequeno, deve ser resumido não só todo o artigo, mas também os conceitos inclusos nele. Desse modo, a leitura, em certos artigos, se torna consideravelmente mais complexa: muitos dos conceitos são específicos demais. Torna-se necessária alguma leitura complementar para se poder entender o resumo de artigo.
.
Foi basicamente o que ocorreu. O resumo, que falava de metabolismo de mitocôndrias em pessoas obesas diabéticas e não-diabéticas, exibia várias siglas e termos fora do cotidiano científico dos participantes de Tópicos. Foram necessárias algumas explicações por parte do professor Marcelo Hermes, que foram suficientes para a boa continuidade da leitura. Enriqueceu-se o conhecimento sobre processos bioquímicos, assim como foi possível aprender a possibilidade de uma melhor compreensão de um artigo a partir de seu resumo.

Estêvão Cubas

Nenhum comentário: