27 de ago. de 2010

Questão Final do Show de BioBio

Antecipando ou evitando uma morte horrenda para o professor MHL?

Por de trás desse sorrisinho sensual se esconde um mal silencioso?

 História Clínica:

Nos últimos dias, o estresse provocado pela correção da prova de 9 horas, elaboração da prova de V/F e lidar com a pior turma de Tópicos da história da UnB levou o professor Marcelo Hermes Lima a sentir a famosa sensação de morte iminente.
.
Preocupado com as repercussões trágicas e nefastas que iriam acontecer caso ele morresse e, os alunos de tópicos assumissem o controle da matéria de BioBio, o professor sentiu-se motivado a visitar seu querido médico ( o qual ocultamos o nome propositadamente caso algum grupo extremista resolva elimina-lo por ter mantido o MHL vivo ) para solicitar uma série de exames importantes sobre sua saúde corporal e espiritual.
.
O médico pediu um exame de sangue completo do professor (alguns dos testes contidos neste exame foram solicitados pelo professor ao médico) para se analisar vários parâmetros, entre eles o perfil lípidico. O médico também recomendou: uma ida ao spa e alguns tratamentos rejuvenecedores a base de cremes caríssimos da Avon.

ClodoBoy glamourizando após uma dieta low carb e anabolizantes de cavalo.
Questão:

Como se sabe, Marcelo Hermes-Lima, vulgo MHL e, para @s íntimos(as) do laboratório de radicais livres e de tópicos em bioquímica, Tio Marcelo é sedentário (novidade! ¬¬), 45 anos, Sobrepeso(!),  não fumante e por incrível que pareça é adepto da dieta low carb (embora insista em dizer que come pizza 4 vezes por ano.).
.
O resultado de seu lipidograma + taxa de glicose apontou os seguintes valores:


-Glicose: 102 mg/dL
-Colesterol Total: 211 mg/dL
-Triglicerideos: 295mg/dL
-HDL: 25 mg/dL
-LDL: 142mg/dL
-VLDL: 44mg/dL
-Lípideos totais: 857mg/dL


Com base nisso ajude responda as seguintes questões:


1) Explique a função fisiológica de cada item do perfil lípidico do professor.
2) Quais desses itens estão alterados?
(Atenção: VLDL e lipideos totais não têm valor de referencia)
3) Quais as possíveis relações da dieta low carb com os resultados obtido nesse exame?
4) O que é indicado que o professor MHL faça, em termos de comportamentos e hábitos alimentares para que o próximo exame apresente resultados mais saudáveis?

.
Respondendo a essa pergunta você estará ajudando o professor MHL (e sua nota em BioBio, também) a se tornar uma pessoa melhor e não partir dessa pra melhor tão cedo.

.

Lembrando que essa questão deverá ser enviada para o email de Tópicos (topicos_2001@yahoo.com) até o dia 30/08 às 18:00. Participam os vencedores das parciais, e o 2o lugar do Show 1. A resposta de ter no máximo 1 página em espaço 1,5 - e não esquecer das referencias bibliográficas.
.
O Professor MHL espera ansiosamente pela sua resposta. O Zé Vitor (autor da questão), Clodoboy (embromador da questão) e Lucas Boto (corretor da questão) agradecem a sua compreensão.
ClodoMusa ahazando na dieta low carb. exceto pelo cigarro.
"Don't Worry, Be Happy" By Bob Marley.

Nenhum comentário: