7 de set. de 2012

Atenção Calouros! Tema do semestre.

Eae Galerinha! A greve acabou, mas o semestre não. Estamos chegando na reta final, mas como não acabou, vocês têm uma nova missão!!

Todos os anos, os blogs de biobio possuem um tema central, no qual todos os grupos devem pesquisar, interagir e estar por dentro do assunto! Isso inclui um post sobre o tema no blog. Então vamos ao tema desse ano:



    A revista Veja, em junho deste ano, veio com essa capa "A redenção da gordura". Essa frase foi escolhida devido uma informação na mais ampla cartilha sobre  a associação entre o consumo de gorduras e as doenças cardiovasculares, as informações podem ser encontradas nas páginas 94 a 100. O assunto gira em torno de uma mudança nas recomendações das gorduras dentre os anos 80 até hoje. A edição leva em conta as diferenças entre o consumo das gorduras saturadas e insaturadas e explica ao leitor o aumento do limite da gordura considerada a não saudável (saturada) na dieta. Explicações simples e exemplos são usados para explicar funções, riscos de excesso e também as doenças associadas ao consumo excessivo de ambas as gorduras, é possível também salientar-se aos primeiros estudos sobre o papel da mesma no organismo (do fisiatra americano Ancel Keys da universidade de Minessota) que levaram a uma demonização da gordura saturada. O Cardiologista Hermes Toros Xavier explica as diferenças entre a gordura e o carboidrato e reforça com um estudo conduzido por cardiologistas da Universidade de Harvard sobre o impacto da gordura e dos carboidratos simples nas artérias, os resultados são mostrados e podem nos surpreender.


A edição encontra-se disponível na internet, no acervo digital da Veja: clique aqui. Edição2275 - ano 45 - nº 26 27 de junho de  2012.
O que vocês têm de fazer, além de ler é:
Relacionar a reportagem ao tema de vocês incluindo informações adicionais.
Fazer uma análise crítica do assunto, da reportagem, das informações contidas na revista.
                                                                            -

Essas informações devem estar em um post. O prazo é de uma semana, contando da próxima segunda (10 de setembro), portanto, dia 17 todos os blogs já devem conter o post relacionado a revista. Serão rigorosamente avaliados pelos tutores.

Boa sorte galera!!
                                                 Richard Cippollini, tutor de colesterol e abobrinhas da nutrição.

Nenhum comentário: