2 de out. de 2012

PERGUNTAS FINALISTAS DO WATCH N' ASK!

Oi pessoal, 

Estamos postando os finalistas da melhor pergunta do Watch n' Ask 




1)     ENVELHECIMENTO:
"Pergunta do grupo de Alzheimer:
Sabendo que o metabolismo está relacionado à taxa de respiração celular e que uma maior taxa de respiração celular é responsável pelo aumento da produção de radicais livres que são responsáveis pela progressão do envelhecimento, indivíduos idosos possuem uma taxa de metabolismo basal menor e por isso deveria haver uma menor taxa de respiração celular levando a uma diminuição da taxa de envelhecimento. Podemos dizer que quanto mais velho menos intenso será o envelhecimento?"

2)     OBESIDADE:
Pergunta feita pelo grupo de Corticóides:
Há basicamente dois tipos de lipídios no organismo: o tecido adiposo subcutâneo e a gordura visceral. Durante as situações metabólicas que estimulam o acúmulo de gordura no organismo, o que determina a deposição da gordura no tecido adiposo subcutâneo ou na forma de gordura visceral?

3)     DIABETES
Pergunta de Bioquímica da Nutrição:
Para o diabético a dieta é fundamental para a manutenção da glicemia. Antigamente, recomendava-se a retirada total dos carboidratos, porém, atualmente, permite-se o consumo de carboidratos complexos e até mesmo pequenas quantidades de carboidratos simples. Explique o por que dessa mudança. Além dissoa maneira com queesses carboidratos são introduzidos na alimentação deve, no entanto, ser a mais adequada. Então em uma dieta para diabéticos, um suco adoçado com açúcar branco ou um copo de achocolatado, qual gerará um efeito mais prejudicial ao diabético e por que?

4)     COLESTEROL
Pergunta de Abobrinhas da Mídia:
"O HDL, que faz o transporte reverso do colesterol o conduzindo até o fígado, em altas quantidades no sangue poderia levar ao acúmulo de lipídeos no fígado? se sim, quais os efeitos e/ou possíveis doenças?"

5)     HIPERTENSÃO
Pergunta de Neurotransmissores: 
Foram citados alguns remédios contra a hipertensão que não devem ser usados durante a gravidez. Por que isso ocorre? Quais são as vias responsáveis? Quais os efeitos do possível uso desses remédios para as gestantes, os fetos e os outros usuários?

6)     NUTRIÇÃO
Pergunta de Radicais Livres:
Levando em consideração a atuação do ferro livre na promoção do estresse oxidativo no organismo, como diminuir a quantidade de ferro livre e, consequentemente, dos seus efeitos danosos no organismo?

7)    EXERCÍCIOS

Pergunta de Diabetes:

''Como o mergulho em profundidade afeta a velocidade das reações químicas no organismo?’’

8) NEUROTRANSMISSORES
    Pergunta de Alzheimer:
    "Alguns antidepresseivos são utilizados no tratamento da depressão em pacientes com demência. Os antidepressivos tricíclicos apresentam um efeito colateral prejudicial para o aprendizado e a memória. Explique como ocorre esse efeito colateral."


9) CORTICÓIDES 
Pergunta de Radicais Livres:
Entende-se como déficit de atenção um conjunto de comportamentos motivados por um baixo funcionamento de regiões do cerebro relacionadas com a atenção e o auto-controle. Dessa forma, a pessoa portadora dessa doença tende a apresentar extrema dificuldade em reter sua atenção em determinada atividade por um período prolongado de tempo em função de uma hiperatividade cerebral e/ou física.
O diagnostico de DDA não é municiado de exames precisos, sendo esse realizado muitas vezes por meio de uma consulta do histórico do paciente em ambientes tais como a escola, relatos de familiares acerca do seu comportamento e questionários.
Durante a análise clínica do paciente com suspeita de DDA, alguns neurologistas sugerem que seja feito um exame de sangue para que seja avaliada a atividade da tireoide.Com qual desígnio o medico pede tal exame?


10) RADICAIS LIVRES
Pergunta de Bioquimica da Nutrição:
Para o diabético que produz pouca insulina, como pode ser amenizado o estresse oxidativo?
         


Nenhum comentário: