14 de fev. de 2013

Watch 'N Ask

Segue aqui as perguntas feitas para o grupo de Envelhecimento e para o de Radicais Livres, pessoal. Lembrem-se: vocês deverão respondê-las com o prazo de no máximo 2 dias, a partir de hoje.

Para o grupo de Envelhecimento:

1)Dentre as doenças degenerativas consequentes do envelhecimento, o grupo abordou doenças de degeneração neurológica, como o Mal de Alzheimer. Nesse tema, falou-se pouco a respeito da prevenção dessas doenças, como a partir do estímulo à neuroplasticidade. Como é possível este estímulo? Há algum método específico para isso?

Pergunta feita pelo grupo do blog de Alzheimer
Membros presentes no seminário: Diogo Almeida Carneiro e Matheus Ravel Timo Barbosa

2)Quando o indivíduo envelhece, sinais como cabelos brancos são notáveis, isso se deve à perda gradual de melanina (de sua produção). Por que o mesmo não ocorre com a melanina da pele e dos olhos? Qual a explicação para esse fenômeno?
Pergunta feita pelo grupo do blog de Homeopatia
Membros presentes no seminário: Mayara Barboteo, Gabriel Avellar Guedes e Julio Cezar Cordeiro

3) Se o envelhecimento é caracterizado pela diminuição de fibras musculares, consequentemente há a diminuição do gasto energético. Por qual motivo aumenta o número de radicais livres sendo que idosos são mais sedentários?
Pergunta feita pelo grupo de Obesidade
Membros presentes no seminário: Thais Amaral, Paula Lajetá, Larissa Berber e Caroline Moreira

Para o grupo de Radicais Livres:
1) Sabendo que os radicais livres oxigenados são provindos de reações internas nas mitocôndrias primordialmente, qual é a origem e seus pontos de atuação dos radicais livres nitrogenados?
Pergunta feita pelo grupo de Envelhecimento
Membros presentes no seminário: todos

2) Nas pesquisas de Linus Pauling, a vitamina C tinha um papel importante no combate ao câncer, o que o motivou a ingerir doses exageradas desse composto. Contudo, comprovou-se que apenas a vitamina C obtida via intravenosa tinha esse efeito, ao contrário daquele obtido por via oral. Por que ocorre essa diferença? Está relacionada a uma via metabólica, hormonal ou fisiológica específica?
Pergunta feita pelo grupo de Neurotransmissores
Membros presentes no seminário: João Pedro Leite Pereira e João Gabriel P. C. de Andrade

3) Qual a relação da solubilidade (ser hidrossolúvel ou lipossolúvel) das vitaminas com as consequências danosas de sua ação oxidante?
Pergunta feita pelo grupo de Corticoides
Membros presentes no seminário: Pedro de Azevedo Berger, Mateus Torres Avelar Lima, Rafael Porfírio e Rodrigo Barbosa da Conceição.

Boa sorte e bons estudos aos grupos!

Jonathan de Sousa Oliveira








Nenhum comentário: