8 de mar. de 2013

Vencedores do Watch n Ask 2012/2


Boa noite galera! Peço desculpas pela demora, mas aqui está o resultado do Watch n’ Ask!
Lembrando: apenas os membros do grupo que estavam lá para fazer as questões receberão a nota! O primeiro lugar leva 0,3; o segundo, 0,2; e o terceiro, 0,1. Lembrando que esse bônus vai direto para a média final!

TERCEIRO LUGAR: de Álcool para Neurotransmissores
Gostaríamos de saber como é o sistema de interação entre o álcool e o sistema glutamatérgico com os receptores NMDA e suas consequências fisiológicas.
Membros presentes: todos!

SEGUNDO LUGAR: de Neurotransmissores para Corticoides
Em alguns países, o uso de corticoides é bem restrito e às vezes até mesmo proibido, sendo utilizados apenas em casos extremos da medicina. Se é um anti-inflamatório potente e poderia ser usado com mais frequência em casos clínicos, por que ele é restringido? Quis são os males e as vias bioquímicas envolvidas?
Membros presentes: João Pedro, João Gabriel e Marília Kakumoto.

PRIMEIRO LUGAR: de Neurotransmissores para Radicais Livres
Nas pesquisas de Linus Pauling, a vitamina C tinha um papel importante no combate ao câncer, o que o motivou a ingerir doses exageradas desse composto. Contudo, comprovou-se que apenas a vitamina C obtida via intravenosa tinha esse efeito, ao contrário daquele obtido por via oral. Por que ocorre essa diferença? Está relacionada a uma via metabólica, hormonal ou fisiológica específica?
Membros presentes: João Gabriel e João Pedro

Portanto, os alunos João Gabriel e João Pedro recebem 0,5 ponto extra na média final. A aluna Marília Kakumoto recebe 0,2. E os integrantes do grupo de Álcool (Lucília Fraissat, Luis Daher, Felipe Reis, Iuri Primo e Ana Paula) ganham 0,1.
Parabéns para os vencedores, e boas férias a todos!

José Abdon

Nenhum comentário: